Dor e queimação ao fazer xixi

Dor e queimação ao urinar? Veja o que pode ser:

Veja quais podem ser os motivos que andam incomodando você na hora de fazer o “número 1”

A maioria das pessoas, em algum momento de suas vidas, passa por um episódio de dor ou queimação ao urinar. Conhecida clinicamente como disúria, essa condição é muito comum em todas as idades e sexos, embora seja mais comum nas mulheres.

Mas, o que fazer quando esse sintoma surge?

Como muitas condições de saúde podem levar a disúria, é necessário ir ao urologista para investigar e obter o diagnóstico, principalmente se o incomodo persistir por mais de 1 ou 2 dias, se a dor for intensa ou se for necessário evitar a ingestão de líquido para não ter que fazer tanto xixi.

Se você quer saber o que pode causar esse problema e como resolvê-lo, veja o material que separei:

 

Leia também:

– Como o Ressecamento Vaginal pode afetar sua vida?

– 6 Coisas que todo homem deveria saber:

– Entenda o que é Vaginismo e como enfrentá-lo

 

O que é disúria (dor ao urinar)?

O termo disúria refere-se a qualquer dor ou desconforto associado à micção (fazer xixi). Não se refere à quantidade de vezes que você vai ao banheiro, embora existam distúrbios que afetem ambos.

 

Quem são os pacientes que mais sofrem com a queimação?

Homens e mulheres de qualquer idade podem passar pelo problema. Entretanto, a disúria é um sintoma comumente associado a infecções do trato urinário, que afetam mais mulheres do que homens.

Isso acontece pois em casos de falhas na higiene, a anatomia feminina facilita a contaminação da uretra por bactérias do trato intestinal. Por isso recomenda-se que as mulheres façam o movimento de frente para trás na hora de se limpar.

Outras pessoas com maior risco são:

  • Mulheres grávidas
  • Pacientes com diabetes
  • Pacientes diagnosticados com prévios problemas de bexiga

 

Qual ou quais são as causas da dor ao urinar?

A sensação de queimação e dor ao fazer xixi é geralmente um sintoma de quadro de infecção do trato urinário, irritação ou inflamação da bexiga, uretra ou próstata. Nas mulheres, a causa mais comum é infecção no trato urinário.

Se a dor for intensa assim que o xixi for interrompido, é muito provável de que se trate de um problema na bexiga. Mesmo assim, é necessário ser avaliado por um médico especialista que, provavelmente, solicitará alguns exames para comprovação.

Já os homens são menos propensos a desenvolver infecções do trato urinário em geral, mas infecções ou inflamações da próstata ou da uretra podem fazer com que a micção se torne dolorosa.

 

Outras causas da disúria

Nas mulheres, problemas como vaginite (quadros inflamatórios vaginais), candidíase, vulvite (inflamação da vulva – órgãos sexuais externos) e cistite intersticial (infecção da bexiga) podem causar dor e queimação ao urinar. A retenção urinária e a cistite por radiação também podem gerar sintomas como a disúria.

Outras condições médicas comuns incluem:

  • Pedras na bexiga;
  • Clamídia;
  • Medicamentos, como os usados ​​no tratamento do câncer, que têm como efeito colateral a irritação da bexiga;
  • Herpes genital;
  • Gonorreia;
  • Ter realizado um procedimento recente do trato urinário, incluindo o uso de instrumentos urológicos para testes ou tratamento;
  • Infecção renal;
  • Pedras nos rins;
  • Outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Cosméticos e outros produtos de cuidados pessoais;
  • Estenose uretral (estreitamento da uretra).

 

Como é a sensação de queimação?

A forma como a queimação se manifesta pode variar entre homens e mulheres, mas ambos os sexos geralmente a experimentam como dor, picada ou coceira. A dor pode ocorrer no início ou após a micção.

A dor no início da micção é frequentemente relacionada a infecção do trato urinário. Dor após a micção pode indicar um problema com a bexiga ou próstata. Para muitos homens, a dor no pênis pode persistir antes e depois de urinar.

Para o sexo feminino, os incômodos podem ser internos ou externos. A dor na parte externa da área vaginal pode ser causada por inflamação ou irritação da pele sensível da região. Já a dor interna também pode estar relacionada a infecção do trato urinário.

Como diagnosticar a queimação do xixi (disúria)?

Tantos os homens como as mulheres que sofrem com dor/queimação ao urinar devem consultar o médico. A disúria pode ser um sintoma de um problema clínico mais amplo, que pode precisar de tratamento.

O médico geralmente faz o diagnóstico através da descrição dos sintomas e da análise ambulatorial da urina, que avalia a quantidade de glóbulos brancos, vermelhos ou outras substâncias químicas.

A análise revela se há um quadro de infecção e quais bactérias o estão causando, além de ajudar a determinar quais antibióticos podem ser prescritos para o tratamento.

Se nenhum sinal de infecção for encontrado, o médico poderá sugerir exames adicionais para avaliar a bexiga ou a próstata. Para pacientes do sexo feminino, também pode ser solicitado uma amostra dos fluídos vaginais ou da uretra.

Também são importantes para o diagnóstico:

  • Histórico médico
  • Diagnóstico de doenças autoimunes, como diabetes
  • Diagnóstico de DSTs

 

Primeiro passo:

O mais importante é não se assustar e buscar auxílio médico para resolver o problema o mais rápido possível. Conviver com o incômodo pode gerar muito sofrimento, além de contribuir para o agravamento do caso.

Doutor Max recebe com frequência homens e mulheres que sofrem com sintomas parecidos. Atualmente, faz atendimento no Hospital da Unimed e Hospital das Clínicas da UFMG na especialidade de urologia, pela qual é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).

Para ter acesso a mais conteúdos sobre Sexologia e Urologia, acompanhe nas redes sociais: @doutormax

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *