Sem vontade de sexo? 8 motivos que reduzem a libido e como deixá-los de lado
Nem sempre é consciente, mas algumas atitudes ajudam a desmotivar na hora H. Confira oito motivos que podem reduzir a sua libido e aprenda a deixá-los de lado.
1. Estresse
Vilão número 1 da saúde em geral, o estresse é também um dos principais fatores que diminuem a libido. Para sua saúde física e mental, procure atividades que te deixem mais relaxado e aprenda a lidar com situações estressantes no dia a dia.
2. Álcool em exagero
O consumo de bebida alcoólica pode até deixar a pessoa mais “aberta” ao sexo, mas em excesso atrapalha a libido. Não ultrapasse o limite!
3. Problemas com o parceiro
Está com dificuldades no relacionamento? Preste atenção aos sinais que o parceiro está emitindo, conversem e tentem resolver as pendências. Mente tranquila é o primeiro passo.
4. Falta de uma boa noite de sono
Às vezes, o culpado pela redução na libido é a fadiga. Separe pelo menos 7h a 8h de sono diário para não comprometer a vida sexual.
5. Sem tempo
O desejo sexual não vai embora só porque o casal teve filhos, mas o tempo que eles tinham como casal realmente some. Remaneje a rotina sempre que possível para ter espaços de tempo em que a dedicação seja exclusiva para os dois.
6. Medicamentos antilibido
Antidepressivos, anti-hipertensivos, contraceptivos orais, quimioterapia, terapia antiretroviral e finasterida podem prejudicar a libido. Converse com seu médico sobre possíveis alternativas.
7. Autoestima baixa
Está se sentindo mal com sua imagem e com quem você é? Baixa autoestima também pode reduzir a libido. Uma dica é começar exercícios físicos, que liberam endorfinas e melhoram o bem-estar.
8. Preocupação com a hora H
Se preocupar com a performance na cama é comum a todos, especialmente entre os homens com disfunção erétil, o que pode atrapalhar a libido. Procure seu médico para monitorar os níveis de testosterona. No caso das mulheres, a menopausa também reduz o hormônio testosterona, causando secura vaginal, que pode atrapalhar na hora do sexo. Converse com o ginecologista.