10 Razões médicas para fazer sexo

Bom para a saúde: Veja 10 razões para você fazer sexo todos os dias

Conheça 10 benefícios surpreendentes do sexo para a saúde

Ao procurar sobre saúde sexual no Google, é muito provável encontrar centenas de páginas que abordam desde conselhos sexuais, dicas de relacionamento, métodos anticoncepcionais e informações sobre DSTs. O que é menos discutido, no entanto, são os abundantes benefícios para o bem-estar geral, tanto físico quanto psicológico, provenientes de uma boa saúde sexual.

Por isso, separei uma lista dos principais benefícios do sexo para saúde encontrados pela ciência.

Além da reprodução, do prazer e da intimidade, o sexo parece ter um impacto positivo em muitas áreas da vida, incluindo o desempenho profissional, físico e cognitivo, nos relacionamentos e no aumento da sensação de felicidade durante o envelhecimento. O sexo também pode ter um efeito positivo em certos órgãos e condições de saúde, bem como um efeito preventivo para algumas doenças.

Por exemplo, um estudo recente publicado no Journal of Management descobriu que manter uma vida sexual saudável pode aumentar a satisfação no emprego e o engajamento no trabalho.

O sexo também é considerado uma forma significativa de exercício, queimando cerca de 85 calorias, ou 3,6 calorias por minuto, de acordo com um estudo publicado no PLOS One.

Esses poucos exemplos são uma gota no oceano dos inúmeros benefícios para a saúde comprovados em estudos ao redor do mundo.

 

Leia também:

 

1. Ajuda o sistema imunológico

Estudos compararam pessoas sexualmente ativas com aquelas que não praticam atividade sexual. Os resultados mostraram que as pessoas ativas tinham maior capacidade de produzir anticorpos protetores contra bactérias, vírus e outros germes, que causam doenças comuns. Claro que para ter um sistema imunológico resistente é necessário mais do que ter uma vida sexual saudável. Comer bem, exercitar-se, dormir adequadamente e manter-se em dia com as vacinas contribuem para ter defesas fortes ​​contra doenças contagiosas.

 

2. Aumenta a libido

O ditado popular pode ser verdadeiro: o melhor antídoto para uma libido em declínio é fazer mais sexo! Fazer sexo realmente aumenta o desejo, e se a dor e a secura vaginal tornam a atividade difícil para algumas mulheres, a atividade sexual também pode ajudar a combater esses problemas. O sexo estimula a lubrificação vaginal, o fluxo sanguíneo para a vagina e a elasticidade dos tecidos, o que contribui para um sexo melhor e mais prazeroso, aumentando assim, a libido.

 

3. Melhora o controle da bexiga das mulheres

A incontinência urinária afeta cerca de 30% das mulheres em algum momento da vida. Ter orgasmos regulares trabalha os músculos do assoalho pélvico de uma mulher, fortalecendo-os e tonificando-os. Os orgasmos ativam os mesmos músculos que as mulheres usam ao fazer exercícios de Kegel. Ter músculos pélvicos mais fortes significa menos risco de acidentes e vazamentos de urina.

 

4. Ajuda a controlar a pressão arterial

Se o paciente é um dos milhões de pessoas que sofrem de pressão alta, o sexo pode ajudar a minimizar isso. Muitos estudos documentaram uma ligação entre a relação sexual e uma menor pressão arterial sistólica. Essa é uma boa notícia para aqueles pacientes que procuram um complemento nas estratégias para estabilizar a pressão arterial em uma faixa saudável. A atividade sexual não pode substituir os medicamentos para hipertensão, mas pode ser uma ferramenta a mais.

 

5. Conta como exercício físico

Como qualquer outro tipo de atividade física, o sexo também queima calorias! Sentar e assistir TV queima cerca de 1 caloria por minuto. Fazer sexo aumenta a frequência cardíaca e utiliza vários grupos musculares, queimando cerca de 5 calorias por minuto. O sexo regular não pode substituir as idas a academia, mas ter uma vida sexual ativa e saudável é uma ótima maneira de obter alguma atividade física extra.

 

6. Diminui o risco de ataque cardíaco

A atividade sexual ajuda a manter os níveis de hormônios, como estrogênio e testosterona, sob controle. Quando esses hormônios estão fora de equilíbrio, condições como doenças cardíacas e osteoporose podem se desenvolver. Quando se trata de proteger a saúde do coração, é importante fazer sexo mais e melhor. Um estudo realizado com participantes do sexo masculino, mostrou que aqueles que tiveram relações sexuais pelo menos 2 vezes por semana foram 50% menos propensos a morrer de doença cardíaca do que os seus pares menos sexualmente ativos.

 

7. Tem poder analgésico

A estimulação sexual (incluindo a masturbação) e orgasmo podem ajudar a manter a dor sob controle. Ambas as atividades podem gerar um efeito analgésico no organismo. Os orgasmos resultam na liberação de hormônios que podem ajudar a bloquear os sinais nervosos da dor. Algumas mulheres relatam que a auto estimulação através da masturbação pode reduzir os sintomas de cólicas menstruais, artrite e até dores de cabeça.

 

8. Pode reduzir o risco de câncer de próstata

O sexo também traz benefícios para a saúde do sexo masculino. Um estudo mostrou que os homens que tiveram ejaculações frequentes (definidos como 21 vezes por mês ou mais) eram menos propensos a desenvolver câncer de próstata do que aqueles que tiveram menos ejaculações. Para o estudo, não importava se as ejaculações ocorreram através de relações sexuais, masturbação ou emissões noturnas. Obviamente que o câncer de próstata é influenciado por muitos outros aspectos além da frequência de ejaculações, mas essa foi uma descoberta interessante.

 

9. Melhora o sono

O sexo pode ajudar os indivíduos a dormirem melhor. Isso porque o orgasmo simula a liberação de um hormônio chamado prolactina, um auxiliar natural do sono. A prolactina promove sensações de relaxamento e sonolência. Esta é apenas uma das razões responsáveis pela facilidade em adormecer depois do sexo.

 

10. Alivia o estresse

O sexo é um ótimo calmante, isso porque o toque, o abraço, a intimidade sexual e o apego emocional estimulam a liberação de substâncias benéficas que promovem a união e a tranquilidade. A excitação sexual também libera substâncias que estimulam o sistema de recompensa e prazer no cérebro.

Promover a intimidade e a proximidade entre o casal pode ajudar a aliviar a ansiedade e melhorar a saúde em geral.

Para saber sobre Terapia Sexual ou Disfunções Sexuais agende sua consulta pelo telefone: (31) 3097 1308 ou me acompanhe pelas redes sociais: @doutormax

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *