Relacionamento saudável

5 benefícios de um relacionamento saudável

Por que relacionamentos saudáveis ​​são tão importantes?

Como seres humanos, os relacionamentos que estabelecemos com outras pessoas são vitais para nosso bem-estar mental e emocional e, realmente, para nossa sobrevivência.

Seres humanos têm um desejo inerente de estar perto de outras pessoas, para se conectar e construir contatos. Haja visto o famoso “Wilson” do filme Naufrago, com Tom Hanks.

Essa necessidade pode, muitas vezes, fazer com que as pessoas entrem em relacionamentos autodestrutivos, que não agregam nenhum valor as suas vidas e as fazem se sentir tristes e isoladas. Em contrapartida, relacionamentos conscientes (amorosos, amizades, família, etc) ajudam a criar um estilo de vida mais leve.

 

Leia também:

Como o Mindfulness pode melhorar sua vida sexual?

– 4 Atitudes que podem acabar com o seu relacionamento

– Rotina e falta de desejo: Como entrar no clima?

 

 

Mas afinal, o que é exatamente um relacionamento saudável?

Um relacionamento saudável pode ser compartilhado entre duas ou mais pessoas que se amam, apoiam, incentivam e se ajudam de maneira prática e emocional. Pessoas em relacionamentos saudáveis ​​tendem a:

  • Ouvir atentamente um ao outro
  • Comunicar abertamente e sem julgamento
  • Confiar e respeitar
  • Passar tempo juntos
  • Lembrar de detalhes sobre a vida do outro
  • Participar de atividades juntos

E embora esse tipo de relação não esteja restrita a casais, vários estudos vem apontando para os efeitos positivos que um relacionamento romântico como esse pode ter sobre a saúde. Veja alguns desses benefícios:

 

1.    Menos estresse

Estar envolvido numa relação séria está associado a uma menor produção de cortisol, o hormônio do estresse. Isso sugere que pessoas casadas ou compromissadas são menos sensíveis ao estresse psicológico e que o apoio social e emocional que advém de um parceiro pode ser um ótimo suporte contra o estresse.

Existem até evidências que sugerem que os casais que vivem juntos são mais felizes do que aqueles que optam por viver em ambientes separados.

 

2.    Melhor recuperação

Seja para ter alguém lá para lembrá-lo de tomar o remédio ou para ter um parceiro para ajudar a aliviar a dor, pesquisas sugerem que pessoas casadas que foram submetidas a cirurgia cardíaca têm três vezes mais chances de sobreviver nos primeiros três meses após a cirurgia do que as solteiras.

Os pacientes casados ​​também relataram sentir-se mais confiantes em sua capacidade de lidar com a dor pós-operatória e estavam menos preocupados com a cirurgia de um modo geral.

O apoio emocional do parceiro pode ajudar bastante o paciente a se restabelecer após um procedimento ou doença.

 

3.    Comportamentos mais saudáveis

Relacionamentos saudáveis ​​dão o tom perfeito para um estilo de vida mais saudável em geral. Se seu parceiro, amigos ou outros entes queridos incentivam uma dieta saudável e exercícios, por exemplo, é provável que você siga os passos deles.

É muito mais fácil assumir comportamentos saudáveis ​​quando você se envolve com pessoas que estão fazendo o mesmo.

 

4.    Maior senso de propósito

É natural que nós humanos desejemos nos sentir úteis e parte de algo maior. Muitas pessoas se esforçam para sentir que estão fazendo algo de bom para os outros e melhorando o mundo de alguma forma.

Estar em um relacionamento amoroso, não importa de que tipo, pode dar à pessoa uma sensação de bem-estar e propósito, e, de fato, adicionar alguns anos à sua vida.

 

5.    Vida longa

Falando em adicionar anos à vida, uma pesquisa sugere que ter bons relacionamentos sociais ​​causa um impacto maior do que tomar remédios para pressão arterial ou evitar se expor à poluição do ar.

Um estudo até sugere que a falta de relações sociais tenha o mesmo efeito na saúde que fumar 15 cigarros por dia.

 

Comece a mudar o seu relacionamento

Se até agora você e / ou seu parceiro não foram muito bons em cumprir suas promessas, estar presente um para o outro ou demonstrar seu afeto, é hora de estabelecer uma meta para melhorar a relação.

Idealmente, vocês devem trabalhar nisso juntos, mas, mesmo que não seja possível no começo, pequenos gestos já podem surtir efeitos no seu parceiro.

Não espere mudar da noite para o dia, mas se você continuar trabalhando para cumprir seus objetivos e atingir os benefícios acima, você começará a experimentar o quão bom é estar num relacionamento consciente e saudável.

Além disso, a terapia sexual é uma excelente opção para fazer com que os casais conheçam melhor seus desejos e impulsos na cama.

 

Busque ajuda

Apesar de alguns subestimarem o resultado da técnica, a terapia sexual conta com uma taxa de satisfação muito alta, chegando a surpreender os pacientes com sua eficácia.

Se você acha que a terapia sexual pode trazer benefícios para você, por que não fazer uma consulta inicial?

Ter e ser um parceiro confiável é um presente inestimável para a relação.

Leia mais sobre: 5 razões para apostar na terapia sexual

Para marcar uma consulta, ligue para (31) 3097-1308 ou entre em contato pelo e-mail: contatodrmax@gmail.com

Para ficar por dentro do conteúdo de urologia e sexologia, me acompanhe nas redes sociais: @doutormax

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *