O papel do sexólogo e como ele pode transformar vidas
Entrevista com profissional esclarece quando é indicado procurar ajudar
A felicidade e a realização na vida afetiva e sexual de uma pessoa podem ser mais fáceis de serem alcançadas do que se imagina. O primeiro passo é reconhecer que precisa de ajuda e o segundo é procurar pelo profissional adequado. Afinal as causas podem ser físicas ou emocionais e os tratamentos são variados.
Para facilitar a compreensão em relação a essas questões, o terapeuta sexual Maxmillan Alkimin Dutra, que é também urologista, esclarece, através da entrevista abaixo, o papel do sexólogo e explica como ele pode contribuir para transformar a vida de uma pessoa e, consequentemente, de um casal.
O que faz um sexólogo/terapeuta sexual?
Doutor Max: Esse profissional orienta, esclarece sobre possíveis dúvidas e dificuldades e define tipos de tratamentos para homens, mulheres e/ou casais que passam por problemas relacionados à sexualidade, sejam físicos ou emocionais. Porém, o principal papel do terapeuta sexual é escutar seus pacientes e identificar possíveis causas para suas dificuldades/problemas. E partir disso, guiar seus pacientes para o melhor tratamento. Cada pessoa, cada disfunção, pede um tipo de cuidado, por isso, cada caso deve ser atendido de forma personalizada, exclusiva, única.
Quando é indicado procurar por esse profissional?
Doutor Max: Não existe uma idade certa. O paciente deve procurar ajuda quando não estiver se sentindo bem, fisicamente ou psicologicamente no que diz respeito ao sexo, ao seu corpo ou à relação a dois. Muitas vezes, a pessoa sabe que tem um problema, mas não quer admitir para si mesma, e acaba não procurando ajuda. É importante vencer essa barreira, para passar pelo tratamento e ter uma vida sexual e afetiva com mais saúde e prazer. Em geral, quando as pessoas percebem que algo não está indo bem fisicamente, procuram por ginecologistas ou urologistas e quando esses profissionais descartam as causas físicas, eles orientam esses pacientes a procurarem um sexólogo/terapeuta sexual, para tratar causas emocionais.
Como funciona o tratamento feito por um terapeuta sexual? Envolve a indicação de remédios, por exemplo?
Doutor Max: Não existe um tratamento único. Cada paciente passa por um tratamento específico, que é determinado a partir de muito diálogo, de um aprofundamento e da percepção, por parte do profissional, das possíveis causas. Alguns tratamentos necessitam do uso de medicamentos, mas a maioria dos casos é resolvida com conversas, discrição e muita orientação por parte do terapeuta sexual.
Como o tratamento com um sexólogo pode contribuir para a vida de uma pessoa? E para a vida de um casal?
Doutor Max: O tratamento com um sexólogo pode transformar a vida sexual e emocional de uma pessoa para melhor. Superando as dificuldades, sejam elas físicas ou não, a pessoa pode se conhecer mais, pode compreender o outro e pode ter uma relação sexual mais prazerosa, ativa e feliz, o que consequentemente acaba contribuindo para a felicidade do casal, e para um melhor entendimento entre os dois.