MITOS COMUNS E VERDADES MÉDICAS SOBRE ESTENOSE URETRAL

Mito: A estenose uretral só afeta homens.

Afirmação falsa, embora seja mais comum em homens, a estenose uretral também pode afetar mulheres. As causas e os sintomas podem variar entre os sexos, mas ambas as mulheres e homens podem desenvolver essa condição.

Mito: A estenose uretral é apenas uma condição temporária e não requer tratamento.

É falso esse mito. A estenose uretral é uma condição crônica que pode piorar com o tempo se não for tratada adequadamente. O tratamento é necessário para aliviar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.

Mito: A estenose uretral só é causada por infecções sexualmente transmissíveis.

Essa afirmação está parcialmente correta, embora algumas infecções sexualmente transmissíveis possam aumentar o risco de estenose uretral, essa condição pode ter várias causas, incluindo trauma, inflamação, cirurgias prévias na região pélvica e condições congênitas.

Mito: A estenose uretral não afeta a vida sexual.

É falso afirmar desta forma. Sim, a estenose uretral pode afetar a vida sexual, causando disfunção erétil em homens, muita dor durante a relação sexual em mulheres, o que gera dificuldades em manter uma vida sexual saudável e satisfatória. Durante o tratamento recomenda-se evitar manter relações para uma melhor resposta na recuperação.

Mito: A estenose uretral é uma condição fatal.

A estenose uretral não é uma condição fatal, mas pode causar complicações graves se não for tratada adequadamente. Com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.

O Imaginário popular é muito fértil, esses mitos podem circular em diversas bolhas por conta da desinformação através de relatos individuais de pessoas que passaram pela estenose uretral, ou de familiares que acompanharam pacientes indiretamente e não puderam receber uma orientação mais completa de um médico urologista especialista. No final, é inevitável que esses mitos sejam inflados de forma incorreta.

Por isso é importante buscar orientação médica com um urologista que irá esclarecer de forma ampla qualquer dúvida em torno do assunto, avaliar seu caso individualmente e indicar o melhor tratamento. Entre em contato com a nossa recepção através do WhatsApp para saber como e quando agendar sua consulta.