Disfunção Erétil e Hiperplasia Prostática Benigna

Disfunção erétil pode ser consequência do aumento da próstata

Problemas no trato urinário podem estar associados à disfunção erétil

De acordo com um estudo recente, em se tratando de homens mais velhos as dificuldades para ir ao banheiro podem estar relacionadas a problemas na cama.

Ou seja, se o paciente é acometido pelo aumento da próstata, é provável que desenvolva alguns problemas sexuais. Mas antes de começar a se preocupar, é importante saber que muitos tratamentos podem ajudar.

 

Leia também:

– O que é e como tratar a Hiperplasia Prostática Benigna

– O que você deveria saber sobre o Câncer de Próstata

– Homens: Como aumentar o desejo depois dos 40?

 

Hiperplasia prostática x disfunção erétil

Estudos demonstraram uma conexão entre a HBP (hiperplasia prostática benigna) e a disfunção erétil (DE).

Um dos relatos mostra que problemas do trato urinário causados ​​pelo aumento da próstata, como o ir urinar muitas vezes durante a noite, podem estar associados à disfunção erétil e a outros problemas sexuais masculinos, e ainda podem compartilhar uma única causa.

Os pesquisadores dizem que os sintomas do trato urinário inferior se tornam mais comuns à medida que os homens envelhecem e suas próstatas aumentam, restringindo o fluxo de urina.  Enquanto isso, problemas eréteis também se tornam mais comuns em homens mais velhos, afetando mais de 100 milhões de homens com mais de 65 anos em todo o mundo.

Apesar de serem problemas muito comuns, poucos estudos se propuseram a analisar a existência de uma conexão ou a verificar se ambos apenas eram consequências naturais da idade.

 

Sintomas urinários ligados à disfunção sexual

No estudo publicado no periódico da respeitada Mayo Clinic Proceedings, 2.115 homens entre 40 e 79 anos foram acompanhado por 2 anos. Os participantes responderam a questionários periódicos sobre sua função sexual e sintomas do trato urinário.

Os resultados apontaram que cada um dos indicadores de função sexual estava inversamente relacionado à gravidade dos sintomas do trato urinário relatados pelos homens. Melhor dizendo, à medida que os sintomas urinários dos homens aumentavam, sua função sexual diminuía.

Outros sintomas de problemas do trato urinário foram apontados, como:

  • Vontade intensa e imediata de urinar
  • Aumento na frequência de micção
  • Fluxo de urina fraco
  • Esforço para começar a urinar

As razões para associação ainda não são completamente claras, mas os pesquisadores concordam que, quanto piores os sintomas da HBP, maior a probabilidade de desenvolver sintomas como:

  • Dificuldade em obter ou manter uma ereção
  • Redução do desejo sexual
  • Problemas de satisfação sexual

A maioria acredita que ambos os problemas podem ter origens genéticas ou cronológicas. Muitos também consideram que a insônia ou ansiedade provocadas pelo diagnóstico de problemas urológicos possam agravar os problemas sexuais.

 

O que fazer diante dos sintomas?

Ao perceber os sintomas o homem deve se encaminhar a um médico urologista e investigar suas causas. Caso estejam relacionadas a Hiperplasia Prostática Benigna, deve começar o tratamento imediatamente.

Se os problemas sexuais começarem após o tratamento, o paciente deve procurar seu médico para ajustar as opções terapêuticas diante do novo quadro.

 

Como evitar esses problemas?

Alguns dos fatores de risco para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) e a Disfunção Erétil (DE) são iguais aqueles associados a doenças cardíacas e diabete. Portanto, ao seguir uma dieta saudável para o coração e ser fisicamente ativo, o paciente também preveni problemas sexuais.

É importante evitar o consumo de produtos muito processados e aumentar a ingestão de alimentos naturais, como peixes ricos em anti-inflamatórios e ácidos graxos ômega-3, e legumes como brócolis, couve e couve-flor, que já se mostraram bons para a saúde da próstata.

 

Medicamentos para disfunção erétil

É possível tratar os dois problemas simultaneamente, pois medicações prescritas para o tratamento da disfunção erétil também se mostram útil a HPB, melhorando os sintomas.

No entanto, esse método terapêutico não funciona para todos os casos e muitos pacientes podem precisar de tratamento adicionais para Hiperplasia Prostática Benigna, principalmente aqueles diagnosticados com problemas cardíacos, hipertensão ou histórico de acidente vascular cerebral.

 

Tratamentos para HPB que causam problemas sexuais

Alguns tratamentos para a HPB podem ter problemas sexuais como efeitos colaterais. Dois tipos de pílulas chamados de bloqueadores alfa e inibidores da 5-alfa-redutase, têm sido tradicionalmente usados ​​para tratar a HPB. Ambos têm efeitos colaterais relacionados ao sexo.

Se o paciente estiver tomando medicamentos para Hiperplasia Prostática Benigna e começar a observar sintomas relacionados a problemas sexuais, deve comunicar ao médico, que pode inclusive alterar a prescrição.

Se quiser confirmar o diagnóstico ou tirar dúvidas sobre Hiperplasia Prostática Benigna ou Disfunção Erétil, ligue para: (31) 3097-1308 ou entre em contato pelo e-mail: contatodrmax@gmail.com

Atualmente ofereço a especialidade de Urologia nos seguintes locais:

  • Hospital da Unimed
  • Hospital das Clínicas da UFMG
  • Hospital Vera Cruz
  • Hospital Universitário de Ciências Médicas em Belo Horizonte
0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *