Benefícios do sexo para mulheres

10 Benefícios do sexo para a saúde da mulher

Entenda como o bom humor na cama pode te ajudar a se manter saudável

O sexo e sexualidade são parte importante da vida de todos nós. Além da reprodução, eles envolvem intimidade, prazer e geram impacto positivo em muitas áreas, como:

  • Física
  • Intelectual
  • Emocional
  • Psicológica
  • Social

Apesar da sexualidade ser tão importante, a saúde sexual é mais do que evitar DTS’s e gravidez não planejada. Também se trata de reconhecer o próprio corpo e a dinâmica sexual, seja na relação com um parceiro (a) ou individualmente.

Já expliquei como o sexo pode ser bom para todos no artigo: Por que é importante ter uma vida sexual saudável?. No entanto, hoje vou falar um pouco mais sobre os benefícios exclusivos para o público feminino.

 

1.    Reduz o estresse

Várias condições de saúde femininas são resultado do estresse, como por exemplo os problemas cardíacos. Felizmente, o sexo pode ajudar e funcionar como um fantástico alívio do estresse.

Durante o sexo, os centros de prazer do cérebro são atingidos com dopamina enquanto o nível de cortisol cai. A ocitocina, que estimula sentimentos de amor e felicidade, também é liberada em massa.

Quando estressada, o sexo pode ser uma boa opção para a mulher relaxar com o sexo, já esse coquetel químico chega ao cérebro muito rápido!

2.    Melhora o sistema imunológico

O centro de pesquisa da Universidade Wilkes, na Pensilvânia, descobriu que estudantes universitárias que faziam sexo pelo menos uma vez por semana tinham níveis mais altos de imunoglobulina A em sua saliva. A imunoglobulina A é um anticorpo que ajuda o corpo a combater invasores e a continuar tendo uma vida saudável.

O sexo também pode aumentar o nível de serotonina do corpo. Esse hormônio ajuda a produzir “sentimentos de felicidade”, e os cientistas acreditam que há uma ligação entre a depressão e os níveis de serotonina no organismo.

 

3.    Controla a pressão sanguínea

A pressão alta pode ter um efeito muito forte na saúde, podendo levar a complicações cardiovasculares graves e até mesmo fatais. Pesquisas mostram que problemas de hipertensão podem atrapalhar a capacidade da mulher de atingir o orgasmo!

A atividade sexual tem sido associada a efeitos cardiovasculares positivos em mulheres, bem como a leituras sistólicas mais baixas da pressão arterial.

 

3.    Sono mais relaxante

Um pouco de sexo antes de dormir pode ajudar a mulher a combater a insônia. Depois que seu corpo atinge o orgasmo, ele recebe uma onda de prolactina, um hormônio que promove o relaxamento e incentiva uma boa noite sono.

Pesquisas mostram que o sexo desencadeia a produção significativamente maior de prolactina do que a masturbação.

 

4.    Aumento da libido

A alta libido está associada a uma infinidade de benefícios, por exemplo, contribui para a autoestima e o alívio da dor. Além disso, quando a mulher demonstra mais desejo pelo parceiro (a), intuitivamente ela também se torna mais desejada – um ciclo de atração.

 

5.    Melhora a saúde cardiovascular

Sexo e saúde estão intimamente ligados. Mulheres que relataram ter uma vida sexual mais feliz têm um risco reduzido de hipertensão e outros problemas cardiovasculares.

Os autores do estudo afirmam que o sexo é bom para o coração, tanto figurativamente como literalmente.

 

6.    Treina o assoalho pélvico

Já expliquei como a saúde do assoalho pélvico é importante não só para a vida sexual, mas para o bom funcionamento do sistema urinário também. Leia o artigo completo: Veja por que você deveria cuidar melhor da sua saúde pélvica

Mesmo assim vale ressaltar que os músculos do assoalho pélvico são responsáveis ​​pelo controle do fluxo de urina e também sofrem com a ação do tempo, tornando-se enfraquecidos com a idade.

Se por acaso você já fez xixi enquanto ria, é um sinal de que precisa exercitá-los mais. Durante o sexo, esses músculos passam por uma boa dose de exercícios, já que os orgasmos os fortalecem e os tonificam.

Além disso, é possível exercitar a região por conta própria, através dos exercícios de Kegel ou aulas como pilates, por exemplo.

 

8.    Gera intimidade

Sem muita surpresa, os pesquisadores descobriram que o sexo gera intimidade e carinho entre os parceiros. Quanto mais sexo um casal faz, mais conexão existe. Pesquisas especializadas mostram que o toque físico e o carinho são muito importantes, mesmo para casais que estão juntos há muito tempo.

Já escrevi sobre isso no artigo: Por que o sexo fica melhor com o tempo?

 

9.    Protege o cérebro

As mulheres que permaneceram sexualmente ativas na velhice tiveram melhor funcionamento cognitivo do que aquelas que pararam de “brincar”.

Os pesquisadores mediram a capacidade das mulheres de recordar palavras e ajustaram os resultados para levar em conta fatores como depressão e o nível de atividade física das participantes. Mulheres sexualmente ativas tiveram um desempenho muito melhor no teste.

 

10.    Queima calorias

Homens e mulheres queimam calorias entre os lençóis. Afinal, nesse momento os parceiros conseguem se alongar e mover o corpo de maneiras incomuns no dia-a-dia.

Obviamente, o sexo não é responsável por gastar uma tonelada de calorias, algumas estimativas apontam para 5 calorias por minuto, mas ainda assim, o envolvimento gera e utiliza muita energia.

 

Uma vida sexual satisfatória = grandes benefícios

O sexo e sexualidade das mulheres são assuntos repletos de emoção. Às vezes, as mulheres sentem vergonha de falar sobre suas necessidades sexuais e começam a procurar segredos e receitas secretas que as ajudem a se desenvolver.

O segredo, porém, pode estar numa simples conversa com o parceiro (a) ou num bate-papo com um terapeuta sexual. Na maioria das vezes, os problemas não são fisiológicos, mas sim, comportamentais.

O sexo é uma atividade saudável que oferece muitos benefícios, além de ajudar a manter o corpo e mente ativos à medida que envelhecemos.

O aconselhamento individual pode ajudar a abordar visões negativas sobre sexo, autoestima e causas secundárias de baixa libido, como depressão e ansiedade

Saiba mais sobre as opções de tratamento e a Terapia Sexual pelo telefone: (31) 3097-1308

Para ter acesso a mais conteúdos sobre Sexologia e Urologia, me acompanhe nas redes sociais: @doutormax

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *