Alguns sinais de que você pode ter câncer de próstata

Você realmente sabe qual é o papel da próstata? Tem 100% de certeza de tudo o que ela faz?

Bom, se você se sente inseguro sobre isso, fique tranquilo porque você não está sozinho: de acordo com uma nova pesquisa realizada no Reino Unido, 92% dos homens não sabe para que essa glândula serve e 54% não sabe sequer onde ela está. Aliás, 17% dos homens analisados no estudo sequer sabia que tinha uma. Pois é: assustador.

Então, o que é a próstata e para que ela serve?

Ela é uma pequena glândula (mais ou menos do tamanho de uma noz) que fica em cima da sua bexiga e é vital na produção do sêmen. Infelizmente, muitos homens não realizam exames regulares para verificar se anda tudo certo com ela e, por isso, muitos homens acabam mortos por causa de um câncer de próstata. Mulheres têm o hábito de visitar a ginecologista pelo menos uma vez por ano.

Os homens não visitam o urologista com a mesma frequência e deveriam, já que o Brasil tem 68,8 mil novos casos de câncer próstata por ano, segundo uma pesquisa divulgada no final de 2015 pela Gazeta do Povo.

O professor Roger Kirby, urologista do hospital King Edward WII, reforça: “Se os homens reservassem apenas alguns minutos de seu tempo para ir ao médico e informar ou doutor qualquer sintoma diferente, os casos de morte por causa do câncer de próstata certamente seriam reduzidos”.

Então, fique ligado nos 4 sinais de que você pode ter câncer de próstata e não tenha medo de marcar um médico!

IR MUITAS VEZES AO BANHEIRO – MAS NÃO CONSEGUIR URINAR DIREITO

Ir ao banheiro muitas vezes no mesmo dia mas não conseguir urinar direito é um sinal de alerta. Se você sente vontade de fazer xixi, mas sente dor – mesmo que moderada – ou dificuldade para urinar, é melhor visitar um médico. O câncer pressiona a uretra e, por isso, você fica com a impressão de que precisa fazer mais xixi.

DOR NAS COSTAS E NO QUADRIL

Nem sempre a dor nas costas é um sinal de problema muscular ou envelhecimento: “Se as células da próstata chegarem até os ossos das suas costas e quadril, você vai sentir muita dor”, garante Kirby.

Então, se você não bateu a coluna ou agiu de qualquer maneira que pudesse te causar dor muscular, é melhor consultar um urologista.

PERNAS INCHADAS

Se você não engordou nos últimos dias e também não anda fazendo tantos afundos na academia, o problema pode ser sério. Se o câncer se espalha para os seus nódulos linfáticos, pode gerar um bloqueio nesse sistema – uma condição conhecida como Linfedema.

FORMIGAMENTO, PONTADAS E QUEIMAÇÃO

Não ignore qualquer sensação estranha. Kirby alerta: “Muitos homens acreditam que sintomas como pontadas na próstata são passageiros mas, muitas vezes, essas pontadas podem ser dor neuropática. Ela acontece quando o câncer ataca os nervos dos ossos e os mata”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *