5 coisas que nunca te contaram sobre ejaculação precoce

5 coisas que nunca te contaram sobre a ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma das maiores preocupações masculinas, mas, talvez, você ainda não a conheça muito bem.

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual masculina que acelera o processo de ejaculação durante o ato sexual. Ela ocorre com grande frequência e é caracterizada pela insatisfação do tempo de penetração até a ejaculação.

Geralmente, os homens que lutam contra a ejaculação precoce atingem o orgasmo em aproximadamente 60 segundos após a penetração, às vezes, antes mesmo de ocorrer qualquer penetração.

Os resultados dessa condição são graves, com abalo psicológico e afastamento na intimidade sexual. Além disso, pode gerar preconceito, por parte do próprio paciente, o que o leva à falta de diagnóstico e tratamento.

A ejaculação precoce é um problema de saúde de origem multifatorial, ou seja, muitas coisas podem estar relacionadas com a presença desta alteração.

 

Leia também:

– Quais são as principais Disfunções Sexuais Masculinas e como trata-las?

– Por que o segredo para melhorar sua vida sexual está na sua cabeça?

– Quais são as causas da Ejaculação Precoce? Existe tratamento?

 

O que é ejaculação?

A ejaculação é a liberação de sêmen através do pênis durante o orgasmo (clímax sexual). Quando um homem é sexualmente estimulado, o cérebro envia sinais através dos nervos da medula espinhal para a área genital, fazendo com que os músculos pélvicos se contraiam.

Durante o orgasmo, ondas de contração muscular transportam o esperma, com uma pequena quantidade de líquido, dos testículos até o ducto deferente. As vesículas seminais e a próstata contribuem com fluído extra para proteger o esperma.

Esta mistura de esperma e líquido seminal (sêmen) viaja ao longo da uretra até o pênis, onde é ejaculada (liberada).

 

O que é a ejaculação precoce?

Essa disfunção acontece quando um homem não consegue controlar o tempo da ejaculação, e ejacula antes que ele e/ou sua parceira/o se sintam prontos para que isso aconteça.

 

Quando a ejaculação pode ser considerada rápida demais?

Para um homem heterossexual, uma estimativa comumente usada é de cerca de 1 minuto após a penetração. No entanto, não há tempo fixo para o “rápido demais”. Os impactos da ejaculação precoce não são apenas fisiológicos, mas também psicológicos para ambos os parceiros.

Já expliquei em mais detalhes todos os aspectos da Ejaculação Precoce no artigo: Quais são as causas da Ejaculação Precoce? Existe tratamento?

 

Abaixo listei 5 coisas que você ainda não sabia sobre a ejaculação precoce.

 

1.    Ejaculação precoce não é uma doença

Quando se trata de ejaculação precoce, existem vários fatos que a maior parte das pessoas desconhece. Para iniciantes, esse tipo de disfunção não é classificado como doença. Vários estudos confirmam que esse problema pode acontecer uma única vez ou várias vezes ao longo da vida, enquanto outros, podem nunca passar pela situação.

Embora muitos homens com problemas de ejaculação precoce tendam a não procurar ajuda, a maioria dos especialistas estima que é um problema bastante comum. Especula-se que a maioria dos homens em algum momento da vida, possam sofrer com o problema.

O controle da ejaculação pode ser “aprendido” ainda durante a adolescência, mas pode ser praticado ao longo do tempo.

3.    Pode ser temporário

À medida que os homens ganham mais experiência no sexo, os problemas com a ejaculação precoce podem diminuir.

A disfunção geralmente está associada a consciência corporal e a conexão com o parceiro. Não importa a rapidez com que se atinge o orgasmo, desde que ambos os parceiros estejam satisfeitos.

 

4.    O segredo é estar relaxado

Muitas vezes, a ejaculação precoce nem sempre decorre da estimulação sexual. Se um homem se sente ansioso, deprimido ou excessivamente excitado, pode chegar ao orgasmo mais rápido do que o desejado. Ficar relaxado durante o sexo é fundamental.

Certas coisas podem ajudar a se manter relaxado, como ter uma boa conversa, estar num ambiente mais tranquilo ou respirar fundo, para diminuir o ritmo cardíaco e focar a atenção no momento. É importante saber que apesar do álcool ajudar a relaxar a curto prazo, pode posteriormente atrapalhar e aumentar o grau de ansiedade.

 

5.    A posição sexual pode ajudar

Outra opção para aumentar o relaxamento é tentar posições diferentes. Quando o homem está por cima, pode sentir estresse e tensão extras por conta do esforço da sustentação do corpo. Por isso variar essa posição pode ajudar a relaxar e prolongar o orgasmo.

É importante que o homem tente posições diferentes para encontrar o que mais facilita sua performance, além de que se comunique sobre suas ansiedades com sua parceira/a para aliviar a ansiedade sobre a ejaculação precoce e ajuda-lo a desfrutar melhor do sexo.

6.    Existe tratamento

Além das diferentes técnicas que o próprio paciente pode experimentar em casa, há também tratamento disponível para a ejaculação precoce. Muitos casos podem ter algum problema médico subjacente ligados a disfunção, e por isso, é necessário que procure a ajuda de um médico urologista.

Outros tipos de problemas ejaculatórios podem afetar os homens como a ausência de ejaculação, atraso na ejaculação, ejaculação retrógrada e ejaculação dolorosa. Pacientes com qualquer um desses problemas deve conversar com seu médico.

A visita ao urologista é importante pois, além dos exames crucias para a saúde masculina, o especialista pode discutir as preocupações diretamente com o paciente e dar dicas sobre o que pode ser feito de forma diferente durante o sexo.

Além disso, existem diversas opções terapêuticas, como medicamentos, técnicas de controle da ejaculação, terapia sexual, técnicas de psicoterapias e outras metodologias que podem ajudar a retardar a ejaculação.

Se você luta contra a ejaculação precoce, não tenha vergonha de procurar ajuda. Essa condição é frequente no consultório médico e por isso, existem muitas opções de tratamento. Discuta as opções terapêuticas para descobrir o que funcionaria melhor para você. Lembre-se de ficar relaxado, comunicar-se com sua parceira/o e aproveitar a experiência!

 

Faça o tratamento

Atualmente ofereço orientação especializada em Sexologia em meu consultório. Além disso, atendo a especialidade de Urologia nos seguintes locais:

  • Hospital da Unimed
  • Hospital das Clínicas da UFMG
  • Hospital Vera Cruz
  • Hospital Universitário de Ciências Médicas em Belo Horizonte.

Para marcar uma consulta e ser avaliado adequadamente, ligue para: (31) 3097-1308 ou entre em contato pelo e-mail: contatodrmax@gmail.com

Para ficar por dentro do conteúdo de urologia e sexologia, me acompanhe nas redes sociais: @doutormax

0 respostas

Deixe uma resposta

Participe da discussão.
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *